Homeschooling um estilo de vida!

Olá FamíliaUP!

Aqui separei um post que publiquei no Instagram falando sobre esse estilo de vida que só o Homeschooling proporciona para você.

Vem dá uma lida!

Homeschooling

A Educação Domiciliar é uma modalidade de educação em que os principais direcionadores e responsáveis pelo processo de ensino-aprendizagem são os pais do educando. Também vale lembrar que a educação não ocorre em uma instituição, mas no seio da própria família, no lar, na vizinhança, em passeios...

Dentro dessas características, podem haver inúmeras variações relacionadas a: material didático, rotina, escolha de conteúdo, atividades e avaliação.

Estilo

Para nós, o homeschooling é um estilo de vida, pois não trazemos a escola para dentro de casa e sim aproveitamos toda e qualquer situação para o aprendizado das meninas. 

Aqui literalmente ando com o celular no bolso para anotar ou gravar todas as perguntas que são feitas e que não consigo responder com profundidade ou ilustrar naquele momento.

Procuramos ensinar no dia a dia qual é o compositor clássico que está tocando naquele momento no rádio ou o artista que realizou aquela linda obra que está pendurada na parede do consultório médico... 

Olhamos para o céu estrelado e mostramos e nomeamos as constelações, observamos a natureza e enxergamos infinitas possibilidades de exploração.

Aqui priorizamos o ver além em todos os momentos e lutamos para tornar cada um deles uma rica oportunidade para aprender, crescer e amadurecer.

Vida

Estamos sendo os pioneiros em nossa família e amigos a adotar esse sistema e é um privilégio contar com o apoio de todos aqueles que têm uma formação específica e aqueles que não têm formação e ajudam com sua experiência de vida, o que devo dizer que vale tanto ou mais.

A beleza do ensino domiciliar é que você opta pelo que compreende ser mais importante para a formação de seus filhos. É lógico que como pedagoga sempre estou atenta ao que é exigido para cada idade ou ciclo, mas acredito que muitas coisas que o Estado considera importante na formação da criança e do adolescente, na verdade não são.  E essa liberdade de escolha que o homeschooling oferece é o que torna tudo mais leve, gostoso, significativo e gratificante.

Espero que de alguma forma este breve texto tenha ajudado e inspirado você.

Um forte abraço,

Ju



Comentários (0)


Deixe um comentário