Planejamento

Planejamento

Será que precisamos seguir 100% tudo o que planejamos?

Bom, eu digo com muita certeza que não! E é exatamente esse o ponto que tanto gosto do HS, essa liberdade de alterar conforme a nossa realidade. Conforme a vida acontece...

Na foto, registrei uma atividade que não estava no planejamento e que nos possibilitou trabalhar diferentes pontos do mesmo planejamento. Parece contraditório né?

Explico: hoje programei uma caminhada na natureza para tratar de um ponto específico da nossa catequese diária. No caminho as meninas encontraram um grupo de joaninhas espalhadas com algumas tonalidades diferentes.

Bom, a caminhada que aconteceria em 30 min durou 1h30 e tudo bem!

Chegando em casa, elas foram correndo para os livros pesquisar sobre as joaninhas e nesse mundo dos livros elas encontraram muitas informações e curiosidades.

O que fizemos com tudo isso? Registramos no Diário da Natureza.

Veja, em uma aula trabalhamos português (leitura, interpretação,organização das ideias para registro, parágrafo, pontuação, ortografia...), ciências (as fases e como é a vida da joaninha) e ainda conseguimos conectar com geografia, porque em alguns países a tonalidade da cor dela muda. Então as meninas foram para os mapas.

O que quero dizer com tudo isso?

Que a aula não precisa acontecer somente da forma tradicional com leitura, perguntas e respostas... ela pode acontecer através de um interesse envolvido em uma pesquisa e consequentemente o seu registro.

Garanto que hoje elas aprenderam muito e que são quase especialistas em joaninha kkk

E quanto ao planejado??? Bom o planejamento ele não deve nos engessar e sim nos guiar (todos os dias devemos olhar para ele e nos lembrar do ponto final - do objetivo maior - a meta desejada) O como chegar nessa meta rende um outro post kkk 

Espero que essa partilha de alguma forma ajude e acalme o coração de muitas mães que estão trilhando o caminho do HS.
Sair da zona de conforto (daquilo que conhecemos - daquele padrão) da medo, mas como diz Hellen Keller: A vida é uma aventura ousada, ou nada. Você decide!

Abraços,
Ju


Comentários (0)


Deixe um comentário