Bom dia FamíliaUP!

Este experimento é uma ótima oportunidade para conversar com seus filhos sobre o processo de capilaridade. Assim como a água sobe pelas raízes de uma planta até chegar às folhas, a água colorida sobe pelos espaços entre as pequenas fibras do papel toalha, transferindo o líquido de um copo para outro. Essencialmente, esses espaços agem como tubos capilares, puxando a água para cima!

Materiais necessários:

* Copos transparentes de tamanhos iguais;
* Corante alimentício em cores primárias;
* Água;
* Papel toalha, cortado em tiras.

Passo a passo:

* Coloque os copos em cima da mesa um do lado do outro. Você pode escolher o número de copos que vai utilizar desde que seja um número ímpar.
* Coloque água nos copos 1, 3 e 5 e deixe os copos entre eles vazios. Quanto mais cheios os copos estiverem, melhor!
* Adicione algumas gotas de corante alimentício amarelo no primeiro copo, azul no terceiro e vermelho no último.
* Mexa com um uma colher ou palito de madeira para misturar a água e o corante.
* Dobre as folhas de papel toalha de forma que fiquem compridas.
* Coloque o papel toalha nos copos. Os papéis toalha devem ser posicionado de forma que cada extremidade fique em um copo diferente. O papel funcionará como uma ponte transportando as cores entre os copos.
* Assista a mágica acontecer! O experimento levará pelo menos 30 minutos para chegar ao resultado completo, mas você poderá ver a água "andando" assim que colocar o papel toalha nos copos.

Antes de iniciar qualquer o experimento, não deixe de perguntar aos seus filhos o que eles esperam que aconteça (a hipótese deles) e por que acham isso. Peça que eles anotem suas hipóteses e, depois de concluir o experimento científico, façam as comparações com o resultado final!

E aí, gostou?

Bora fazer e marcar @ensinaup.oficial em suas fotos e vídeos.

Abraços,
Ju

Fonte:

EnsinaUP





IdeiasUP Relacionadas