Abordar assuntos atuais com as crianças é muito importante para despertar o olhar crítico e a empatia, através de debates, vídeos, leitura e atividades.

    Hoje vamos falar das nossas "belinhas" e o "abelhocídio" que está acontecendo em nosso país.

    Entre dezembro de 2018 e março de 2019, mais de meio bilhão de abelhas foram encontradas mortas em diversas regiões do país. Não é de hoje que essa mortalidade em massa vem acontecendo. Infelizmente, vocês conhecem bem um dos principais vilões dessa tragédia, porque eles também são inimigos dos seres humanos: os agrotóxicos! E o Brasil é um dos países que mais utilizam veneno no mundo!

    As abelhas são fundamentais a vida, porque oferecem uma enorme contribuição para o meio ambiente e para os seres humanos: são as rainhas da polinização, processo que garante a reprodução das plantas, e nossas aliadas na reprodução de alimentos.

    Você sabia que 73% de todas as espécies vegetais do planeta dependem da polinização por abelhas?

    No Brasil mais da metade das 141 espécies de plantas cultivadas precisa da polinização que é feita, principalmente, por esses insetos tão especiais!

Provavelmente você já viu abelhas de diferentes cores e tamanhos fazendo zum-zum por aí. No Brasil, há aproximadamente 1.600 espécies, entre elas a uruçu-amarela e a abelha europeia.

    Da próxima vez que você comer a sua salada de frutas, agradeça as nossas rainhas, pois elas estão desaparecendo do planeta e algumas espécies estão sob risco de extinção global!


    Seguem fotos e vídeos para serem trabalhados.

    Bom debate com os pequenos!


Abraços,

FamíliaUP






Fonte:

Imagens retiradas da Internet





IdeiasUP Relacionadas