O que você acha de ensinar as horas de forma criativa e envolvente?
Através de uma atividade simples e básica, podemos envolver as crianças e dar muitas gargalhadas com apenas um toque… A alteração dos ponteiros pela foto da criança. Simples, não?!
O PDF do relógio, você pode baixar pelo link abaixo de forma gratuita!
Sugestão de Plano de Aula
Objetivo da Aula: Aprender a ler as horas em um relógio analógico.
Materiais Necessários: Relógios de papel para cada criança, marcadores personalizados com a foto, folhas de papel.
1. Introdução (10 minutos)
Comece a aula com uma discussão sobre o tempo. Pergunte as crianças sobre diferentes momentos do dia (manhã, tarde, noite) e o que elas geralmente fazem nesses momentos. Explique que usamos relógios para nos ajudar a saber quando fazer diferentes atividades.
2. Demonstração (5 minutos)
Mostre as crianças um relógio analógico grande. Explique os ponteiros das horas e dos minutos. Demonstre como os ponteiros se movem ao longo do dia.
3. Atividade Prática (15 minutos)
Distribua os relógios de papel e os ponteiros personalizados para cada criança. Peça-lhes para colorir os relógios e mover os ponteiros para mostrar diferentes horas que você falar.
4. Jogo do Relógio (15 minutos)
Organize um jogo onde você fala uma hora e os pequenos devem mover os ponteiros de seus relógios para mostrar essa hora. O primeiro a fazer isso corretamente ganha um ponto ou você pode separar a sala em pequenos grupos também.
5. Revisão e Encerramento (5 minutos)
Revise os conceitos aprendidos estimulando as crianças para compartilharem o que aprenderam. Encerre a aula com uma discussão sobre por que é importante saber as horas.
Espero que este plano de aula seja útil para você!
Abraços,
Ju Leitão
Leave a Reply