Adoro inovar com atividades diferentes. Essa aqui é uma queridinha nossa – Fact Families. Você conhece?
Para ajudar, separei uma sugestão de Plano de Aula. Espero que você goste!
Sugestão de Plano de Aula
Objetivo:
Compreender o conceito de “fact families” relacionado às operações matemáticas: adição, subtração, multiplicação e divisão.
Praticar a aplicação dessas operações em contextos familiares.
Público-alvo:
Alunos do ensino fundamental I (1º ao 5º ano).
Materiais necessários:
Cartões ou folhas de papel
Canetas coloridas
Quadro ou lousa
(Você pode usar o PDF da atividade da foto que foi disponibilizado no GrupoVIP de forma gratuita. Segue o Link para você entrar e fazer parte https://chat.whatsapp.com/EURrsgf2nGo8U8dpKy6vqD)
Atividades:
Introdução (10 minutos):
Explique o conceito de “fact families”: são conjuntos de quatro fatos relacionados por meio das quatro operações básicas.
Exemplo: Para a família de fatos {3, 5, 8}, temos:
3 + 5 = 8
5 + 3 = 8
8 – 3 = 5
8 – 5 = 3
Atividade prática (20 minutos):
Distribua cartões ou folhas de papel para os alunos.
Peça que eles criem suas próprias famílias de fatos. Por exemplo:
Família de fatos {4, 6, 10}:
4 + 6 = 10
6 + 4 = 10
10 – 4 = 6
10 – 6 = 4
Os alunos podem usar canetas coloridas para destacar cada operação.
Discussão em grupo (10 minutos):
Peça que os alunos compartilhem suas famílias de fatos com a turma.
Discuta as diferentes combinações possíveis e como as operações estão relacionadas.
Desafio extra (opcional):
Peça que os alunos criem famílias de fatos mais complexas, envolvendo números maiores ou até mesmo a divisão.
Encerramento (5 minutos):
Recapitule o conceito de “fact families” e a importância de entender as relações entre as operações.
Avaliação:
Observe a participação dos alunos durante a discussão em grupo e a precisão das famílias de fatos criadas.
Lembre-se de adaptar o plano de acordo com a faixa etária e o nível de conhecimento da turma.
Divirta-se ensinando matemática de forma prática e envolvente! 🌟
Abraços,
Ju Leitão
Leave a Reply