Este projeto não é apenas divertido, mas também perfeito para discutir linhas e padrões.
Para os mais novos: apresente diferentes tipos (formatos) de linhas. Você pode usar algum tipo de material pronto, criar algo na hora ou até mesmo utilizar outros recursos como massinha, por exemplo.
Para os mais velhos: trabalhe com padrões e formas mais complexas como: curvas, retas, retas em zigue-zague, diagonais, tracejadas ou pontilhadas, horizontais, onduladas, paralelas, perpendiculares, etc. Quanto maior o desafio, melhor!
Materiais
- Papel cartão ou cartolina colorida
- Modelo de coelho (impresso em sulfite A4)
- Giz de cera ou aquarelas com pincel
- Lápis grafite
- Borracha
- Tesoura
- Régua
- Caneta hidrocor preta de ponta fina
Link do modelo em PDF – https://ideiasup.com.br/lojaup/index.php/produto/dc-pascoa/
Primeiro: Desenhe linhas para fazer padrões em cada seção do coelho.
Segundo: Recorte o contorno do seu coelhinho e também os óculos que você escolheu.
Terceiro: Você pode colar seu coelho em cartolina colorida ou criar seu próprio fundo com aquarela ou giz de cera. Decidimos desenhar um fundo estampado que colorimos com giz de cera.
Quarto: Cole o coelho e os óculos no papel depois de secos. Voilá! Ficou lindo, não é verdade?
Você pode usar apenas como um enfeite ou um cartão para presentear alguém.
Que tal, uma sugestão de Plano de Aula sobre simetria? Não sei se você reparou, mas a imagem do coelho é perfeita pra isso.
Veja o que preparamos para você!
Objetivo da Aula: Compreender o conceito de simetria através da criação de um desenho de um coelho de Páscoa.
Material Necessário:
- Papel cartão ou cartolina colorida
- Modelo de coelho (impresso em sulfite A4)
- Giz de cera ou aquarelas com pincel
- Lápis grafite
- Borracha
- Tesoura
- Régua
- Caneta hidrocor preta de ponta fina
Plano de Aula:
-
Introdução (15 minutos): Comece a aula explicando o conceito de simetria. Mostre exemplos de objetos simétricos e não simétricos.
-
Desenho do Coelho (30 minutos): Distribua um papel com o desenho de um coelho de Páscoa para cada aluno (PDF – https://ideiasup.com.br/lojaup/index.php/produto/modelo-coelho-de-oculos-pascoa/ ). Peça para eles traçarem diferentes tipos de linhas simétricas dentro do desenho do coelho.
-
Colorindo (15 minutos): Depois que as linhas estiverem traçadas, peça para as crianças colorirem o desenho, mantendo a simetria das cores em relação às linhas traçadas.
Discussão (15 minutos): Reúna a turma e peça para alguns alunos mostrarem seus desenhos. Discuta como eles aplicaram o conceito de simetria em seus desenhos.
Avaliação: Avalie os desenhos das crianças com base em sua compreensão do conceito de simetria e na aplicação desse conceito em seus desenhos.
Espero que este plano de aula seja útil para você! Lembre-se de adaptá-lo conforme necessário para atender às necessidades específicas de suas crianças.
Boa aula! 😊
Ju Leitão
Leave a Reply