Um das coisas que adoro fazer é pensar em como transformar um conteúdo, aparentemente chato, em algo atrativo tanto para as crianças como para os adolescentes. Vamos ser sinceras, organizar as ideias e colocá-las no papel não é uma tarefa simples e piora ainda mais quando precisamos dizer sobre nós mesmos. Estou errada?
Para iniciar a aula, precisei fazer algumas perguntas, pois partir do conhecimento prévio, faz toda a diferença!
Questionei: O que é autobiografia? Quais são as principais características desse gênero? O que podemos encontrar nele? Quais perguntas podemos responder para sair do óbvio? Como escrevê-la de forma que aguce a curiosidade do leitor?
Bom, depois de um breve debate e levantamento de informações, amarrei as principais ideias e lancei a proposta da aula… Fazer a sua autobiografia de forma diferente, com jogos de palavras, pois o meu maior objetivo era trabalhar o olhar para dentro de si e a oratória. Meu objetivo não era a escrita, mas se for o seu, estarei sugerindo uma outra etapa lá no final 😉
As meninas tinham que desenhá-las de perfil e com palavras soltas, colocar quem elas eram (seus gostos, virtudes, afetos, medos, sonhos, conquistas…) e depois teriam que apresentar de forma que conectassem essas palavras, transformando-as em uma belo texto oral (narrativa).
Não preciso dizer que foi muito gostoso e que rendeu muitas risadas e descobertas.
Para quem deseja trabalhar a escrita, depois dessa etapa eu sugiro que a proposta seja organizar essas palavras de forma que elas se tornem um belo texto, seguindo as características do gênero.
E aí, vamos tentar colocar a proposta em prática?
Depois deixa aqui nos comentários como foi e se gostaram 🙂
Abraços,
Ju Leitão
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